Justiça pede abertura de investigação sobre abandono do Centro Odylo Costa Filho

O sucateamento do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho fez com que a Justiça solicitasse ao Governo do Maranhão a abertura de investigação para apuração das denúncias mostradas pelo jornalismo do Grupo Difusora e de outros veículos de comunicação do estado.

O ofício enviado pelo juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins, foi endereçado ao secretário Mauricio Ribeiro Martins, responsável pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

“Requisito abertura de procedimento investigatório para apuração dos fatos noticiados na mídia local do estado de arruinamento do CCOCF, objeto de vandalismo nos últimos dias”, diz documento.

Na última quinta-feira (11), a equipe do Difusora News teve acesso ao interior do Odylo e conseguiu mostrar de perto o descaso do poder público com um dos mais importantes polos culturais da capital maranhense. Dias antes, nossa reportagem mostrou também imagens de pessoas saqueando o CCOCF.

Repercussão nacional

O cantor maranhense, Zeca Baleiro, utilizou sua página oficial no Instagram para comentar a respeito do abandono do centro Odylo Costa Filho. No post, o artista pede para que o Governo do Maranhão recupere o lugar:

“Um clamor ao governo do Maranhão para que recupere este espaço cultural icônico da cidade de São Luís. A arte e a cultura agradecem”, escreveu.

Outros artistas, como Alessandra Negrini, Rita Bennedito e Matheus Nachtergaele, também se manifestaram em uma publicação do Festival Guarnicê de Cinema, nas redes sociais. O post direcionado à sociedade brasileira fala sobre a destruição da sala de cinema do Cine Praia Grande, uma das poucas salas públicas. Veja abaixo:

O que diz o Governo?

Somente depois da exposição do problema, a Secretaria de Educação disse que seriam instalados postos de segurança armada 24 horas no local, realizado o isolamento de todas as entradas para coibir novas invasões e feito o processo de limpeza do local.

A nota fala ainda que a separação de todo o acervo e mobiliário segue sendo realizada e está sendo conduzida por uma equipe técnica composta por bibliotecários, arqueólogos e historiadores.

Vale lembrar que em 2022, o Governo do Maranhão decidiu encerrar todas as atividades do Centro e transferir o prédio para a Secretaria de Educação, chefiada pelo secretário e, agora, vice-governador, Felipe Camarão. Desde então, o local foi se deteriorando e sendo alvos constantes de vandalismo e invasões.

Tags: cultura, governo do Maranhão, Maranhão, Mauricio Martins, Odylo Costa Filho, São Luís, SSP-MA