Abandono atinge mais quatro centros culturais maranhenses

A situação pela qual passa o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, mostrada nos últimos dias pelo Difusora News, não é o único caso de descaso sofrido por equipamentos culturais do Estado. Além do espaço, que é o portal de entrada do Centro Histórico de São Luís, outros centros de cultura situados na região central da capital maranhense têm sido negligenciados pelo poder público.

Assim como o Odylo, espaços de intensa produção cultural, como o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) estão igualmente abandonados e precisando de reparos para voltar a produzir e expor cultura.

A Casa do Maranhão, localizada na Rua do Trapiche e o prédio onde funcionou a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, na Rua da Estrela, também são exemplos de negligência por parte do poder público com a produção cultural do estado. Os dois espaços históricos serão transformados em hoteis.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

O ator Juan Serra conta que foi formado no Cacem e se diz triste pela situação pela qual o Centro e outros espaços culturais passam. “Eu como artista fico imensamente triste e angustiado com esse descaso que estão fazendo. Eu vim do Cacem e sei da potência que ele é para formar e profissionalizar artistas no Maranhão. Além disso, já apresentei vários espetáculos no Odylo Costa Filho e me doi ver as imagens dele destruído”, comentou.

O artista faz um apelo à classe artística para que se unam para cobrar do Estado uma solução para o problema. “Eu espero que os artistas se reúnam e cobrem do poder público uma resposta sobre o que está acontecendo, saber que providências serão tomadas, porque não é justo a arte, a cultura, a história do nosso estado se perder dessa forma”, concluiu.

O educador popular Gilberto Lima também criticou o desmonte que os centros de cultura do Estado vêm sofrendo e lembrou que os recursos gastos pelo Governo do Estado com artistas nacionais em contraponto com a falta de incentivo com a cultura local.

“Acredito que o governo do estado do Maranhão deveria reconsiderar seu conceito de cultura, pois valiosos espaços culturais, como o prédio da DPE e agora a Casa do Maranhão, estão sendo transformados em hotéis. O incentivo à cultura parece estar se limitando a contratar cantores de renome nacional para realizar shows em datas importantes para o estado”, relatou.

Até a publicação desta matéria, o Governo do Estado não havia se pronunciado sobre a situação dos centros culturais.