Exclusivo: Imagens revelam abandono do Centro Odylo Costa Filho

Após várias denúncias sobre o estado de abandono do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, o Difusora News foi até o local, nesta quinta-feira (11), para mostrar de perto o descaso do poder público com um dos mais importantes polos culturais da capital maranhense.

Um buraco feito em uma das paredes do edifício serve como acesso à parte interna do prédio, que tem visíveis problemas estruturais e abriga pessoas em situação de rua e usuários de drogas. (Veja o vídeo abaixo)

Acompanhado por uma dessas pessoas, nossa equipe entrou e percorreu o pavimento onde funcionava a recepção, o Cine Praia Grande, o Teatro Alcione Nazaré, os Cursos e Oficinas. Este local abrigava ainda as Galerias de Exposição Ambrósio Amorim e Valdelino Cécio.

O cenário era de caos: Muita sujeira, cadeiras reviradas, paredes rachadas, material espalhado no chão. A equipe foi aconselhada a não entrar nos espaços do cinema e teatro, pois havia pessoas dormindo.

“Melhor não entrar para não ter problemas”, disse o ‘guia’ que conduzia nossa equipe.

📲 Clique AQUI e participe do canal do nosso canal no Whatsapp

No andar superior, encontramos o mezanino, a Biblioteca Ferreira Gullar, as salas dos Serviços de Espaços Culturais, os Serviços de Cursos e Treinamentos, além da parte administrativa e núcleo de literatura.

O acervo de biblioteca Ferreira Gullar e a sala de artesanato estão completamente destruídos. As cenas entristecem quem lembra a importância das ações educativas nas áreas de artes plásticas, cênicas, visuais, pois dava visibilidade para diversos artistas locais e engrandecia a cultura maranhense.

Em algumas salas, o piso comprometido não permitiu o avanço da nossa equipe pelo prédio. De longe, imagens mostram a quantidade de material espalhado. O teto também está comprometido, além de existir várias infiltrações pelas paredes.

O grande acervo de escritores maranhenses como Nauro Machado e até o próprio Ferreira Gullar que dá o nome a biblioteca está somente na lembrança. Presencialmente, várias obras pelo chão, folhas de livro que enaltecem a cultura maranhense arrancadas e amassadas.

Antônio Manoel Velozo, sobrinho do poeta maranhense Ferreira Gullar, lamentou quando soube do abandono do prédio e fez um apelo ao poder público. “Eu soube (da situação), por meio dos operadores de cultura do maranhão, e conclamo as autoridades do estado do maranhão que intervenham na recuperação do prédio do Odylo Costa Filho”, disse ao Difusora News.

Euclides Moreira Neto, Professor Doutor em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA) lamentou a falta de atenção dada pelo Governo do Maranhão. “Essa prática não é legal, ela exclui a comunidade do campo cultural e beneficia aqueles que são considerados ‘amigos do poder’ e esquecendo grande parte dos artistas que estão renegados e precisando de apoio”, disse.

O que diz o Governo do Maranhão?

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) disse que o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho contará com vigilância permanente a partir desta quinta-feira (11).

Ainda segundo o governo, será realizada a limpeza do espaço interno e a retirada do mobiliário que ainda resta. A nota disse ainda que até a sexta-feira (12) tapumes serão instalados nas entradas, portas e janelas, para impedir o acesso de vândalos ao local.

Tags: cultura, governo do Maranhão, Maranhão, Odylo Costa Filho, São Luís, seduc