Estreia nesta sexta-feira (14) a websérie “Minha Velha São Luís”, dedicada a contar fatos históricos e curiosidades sobre a capital maranhense. Ao todo, serão cinco episódios de classificação indicativa livre que irão ao ar semanalmente na página homônima ao título nas redes sociais.
O primeiro episódio, intitulado “Nhozinho Santos: o espírito da modernidade”, apresenta fatos curiosos da história do jovem industrial Joaquim Moreira Alves dos Santos, mais conhecido como Nhozinho Santos, um pioneiro na indústria e no esporte ludovicense. A estreia está marcada para as 20h, no canal do Youtube da página.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
O trabalho tem roteiro e direção do produtor audiovisual Edízio Moura e conta com animações da designer Ana Waléria. Além disso, a radialista e cantora Milla Camões faz a narração dos episódios, que também têm design de som de André Wilker e tradução em libras pela intérprete Angelina Freitas.
A coletânea é fruto das pesquisas do historiador Hugo Enes, criador da página Minha Velha São Luís nas redes sociais. Ele conta que iniciou o projeto em 2012, após perceber a carência de imagens antigas da cidade na internet. “Durante pesquisas no Arquivo Público do Estado do Maranhão, deparei-me com fotos antigas da cidade e tive a ideia de criar a página para que outras pessoas pudessem ter acesso também”, explicou Enes.
Para o historiador, a iniciativa da série garante maior conhecimento sobre histórias pouco conhecidas de São Luís ao público, inclusive com o recurso da animação como um diferencial:
É uma forma de tornar mais acessível e atrativo ao público um conteúdo resultante de anos de pesquisas e da reunião de documentos, jornais e fotos sobre a cidade, para despertar nas pessoas o interesse de saber cada vez mais sobre a nossa história e também o sentimento de pertencimento ao nosso lugar de origem.
Os episódios serão lançados a cada sexta-feira, obedecendo ao seguinte cronograma:
“Nhozinho Santos: o espírito da modernidade” – 14/03
“Sampaio Corrêa: time de futebol ou meio de transporte?” – 21/03
“Maria Celeste: Mar em chamas” – 28/03
“Um delator em terras maranhenses” – 04/04
“O crime do Bazano” – 11/04