Após ataques contra o Judiciário, STF abre trabalhos

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, na manhã desta quarta-feira (1), a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2023. Participarão da solenidade os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Conselho Federal do Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, o procurador-geral da República, Augusto Aras, além de outras autoridades.

Após a série de atos golpistas contra os Poderes e ataques contra o Judiciário, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, deve fazer discurso em defesa da democracia e da estabilidade institucional. 

O Plenário realiza também nesta quarta, a partir das 15h, a primeira sessão de julgamentos do ano. Na pauta está a retomada do julgamento de dois recursos com repercussão geral que discutem os limites  da coisa julgada (decisões definitivas), em matéria tributária, após decisão posterior do STF. 

Fonte: SBT News

Tags: alexandre de moraes, ano judiciário, Carmen Lucia, Congresso, congresso nacional, Luiz Fux Barroso, rosa weber, STF