O mês de março é marcado por diversas campanhas de conscientização e prevenção ao câncer de colo do útero, dentro da programação do Março Lilás. No último sábado (16), a Prefeitura de São Luís realizou o Dia D – Março Lilás, oferecendo serviços de saúde para reforçar a importância da prevenção da doença. A ação aconteceu em todas as unidades básicas de saúde da capital, das 8h às 17h.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Segundo a coordenadora da campanha, Susy Rodrigues, as pacientes tiveram acesso à coleta do exame preventivo e à vacinação contra o HPV, principal causador do câncer de colo do útero. “A vacinação e o preventivo não ficam disponíveis apenas no Dia D, mas podem ser feitos todos os dias na Sala de Vacina dos postos de saúde. Além disso, houve a expansão da faixa etária da vacina para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram”, explicou.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra mais de 17 mil novos casos de câncer do colo do útero a cada ano. Para ajudar no combate à doença, o Hospital do Câncer Aldenora Bello realizou um mutirão de cirurgias para tratar pacientes diagnosticadas.
O coordenador do mutirão, Carlos Bulcão, destacou a importância da ação para reduzir a fila de espera. “O mutirão beneficiou 25 mulheres, mas o mais importante é a prevenção, que pode ser feita com o uso de preservativo e a vacinação de meninos e meninas contra o HPV. Esse tipo de tumor pode ser diagnosticado precocemente por meio de exames de rotina”, afirmou.
As campanhas seguem ao longo do mês, incentivando mulheres a realizarem exames preventivos e a manterem a vacinação em dia.