ANS  suspende venda de 31 planos de saúde devido a reclamações

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou, nesta sexta-feira (16), que determinou a suspensão da venda de 31 planos de saúde de nove operadoras, por causa das reclamações feitas por consumidores sobre eles no primeiro trimestre de 2023.

A suspensão começará a valer na próxima sexta-feira (23). De acordo com o diretor de normas e habilitação dos produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, “ao todo, 407.637 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no Monitoramento da Garantia de Atendimento”. Este é feito regularmente pela ANS. 

No período de 1º de janeiro a 31 de março de 2023, a agência recebeu 43.660 reclamações sobre planos de saúde. Com base nelas, não só determinou a suspensão referente aos 31, mas também a liberação da venda de outros 15 de sete operadoras.

A lista de planos que não poderão ser vendidos a novos clientes a partir do dia 23 de junho inclui dois da Unimed Montes Claros Cooperativa Trabalho Médico; quatro da Good Life Saúde; quatro da Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima; um da Unimed Vertente do Caparaó; dois da Operadora Unicentral de Planos de Saude; 12 da Unimed Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro; dois da Santo André Planos de Assistência Médica; um da Terramar Administradora de Plano de Saúde; e três da Saúde Brasil Assistência Médica. Confira os nomes clicando aqui, e a lista de reativados clicando aqui.

Fonte: SBT News

Tags: ANS, planos de saúde, reclamações, SAÚDE, suspensão