O número de assassinatos na Região Metropolitana de São Luís cresceu, segundo o painel de indicadores estatísticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base nos dados oficiais da Secretaria de Segurança do Maranhão. Foram 127 mortes violentas nos primeiros seis meses deste ano, representando um aumento de 17,59% em relação ao período homólogo.
Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
No mês de junho, a SSP registrou 22 mortes violentas, tendo o último crime ocorrido no bairro Apeadouro, na Rua Presidente Dutra, próximo ao Grêmio do Exército. Na ocasião, um homem foi morto a tiros por indivíduo não identificado. Acompanhe o vídeo a seguir:
O mês de abril foi o que apresentou o maior número com 27 mortes registradas. 24 delas aconteceram em São Luís, sendo que 23 por homicídio doloso e um por latrocínio. Os outros três foram registrados em Paço do Lumiar por homicídio doloso.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp
Enquanto isso, o mês menos violento foi com o mês de março com 12 mortes registradas. Sendo que oito delas por homicídio doloso em São luís e quatro no município de São José de Ribamar.
Para o especialista em segurança, Paulo Henrique Matos, a solução para o combate à violência na Grande Ilha parte em priorizar ações de intervenção, além de também fazer um planejamento estratégico que visem definir metas para redução da violência.
“No campo dos aparatos de policiamento é primordial que sejam priorizadas ações de prevenção, cujos efeitos benéficos reduzirão sensivelmente as ações de reação. Tudo isso em detrimento das constantes operações de ostensividade. Além da necessidade urgente da elaboração de um planejamento de ação estratégica que defina metas de redução da violência a serem cumpridas em curto e médio prazo”, afirmou o especialista ao Difusora News.
Tags: Grande Ilha, homicídio, polícia