Nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), as ruas do bairro Anjo da Guarda, em São Luís, se transformarão mais uma vez em um grande cenário a céu aberto para a apresentação do maior espetáculo teatral ao ar livre do Maranhão, a Via Sacra do Anjo da Guarda.
Neste ano, a montagem da Paixão de Cristo chega à sua 44ª edição e mergulha em sua própria trajetória com o tema “Da Poeira aos Palcos: Um Diálogo entre os Territórios”.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
Segundo a direção do espetáculo, a escolha da temática resgata as origens do Grupo Grita, que celebra 50 anos, e do bairro do Anjo da Guarda, ambos nascidos da poeira, do barro e da força coletiva de um povo que precisou se reinventar.
A poeira, segundo a direção representa a luta inicial, a incerteza e a resistência. Já o palco simboliza a conquista, a visibilidade e o reconhecimento da arte como um espaço legítimo de expressão.
Espetáculo grandioso
A Via Sacra mobiliza centenas de atores, diretores, técnicos e voluntários, além de atrair milhares de espectadores, impulsionando o comércio local e fortalecendo os laços comunitários.
Cerca de 2.000 pessoas estão envolvidas direta e indiretamente no espetáculo desde a pré-produção até
a concepção. São atores, produção, apoio e equipe técnica. Somente no elenco, segundo a organização são 800 atores em ação, como pessoas do povo, soldados, crianças que formam o balé de anjos, bailarinos, elenco principal e ainda o elenco de apoio e infraestrutura.
Eles são os protagonistas de um espetáculo, onde religião, arte, magia, companheirismo, solidariedade e paixão se encaixam para ter como resultado um evento que é visto todas as temporadas por até 400 mil pessoas nos dois dias de encenação.