Os aposentados e pensionistas do INSS pagarão mais pelo crédito consignado. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta terça-feira (25) o novo teto de juros de 1,85% ao mês, um aumento de 0,05 ponto percentual em relação ao limite anterior de 1,8%. Já a taxa do cartão de crédito consignado foi mantida em 2,46% ao mês.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
O governo sugeriu inicialmente um teto de 1,88%, mas apoiou a proposta da Confederação Nacional do Comércio (CNC) de 1,85%. A justificativa para o aumento foi a alta da Taxa Selic, que subiu de 12,25% para 14,25% ao ano, tornando o crédito consignado inviável para muitos bancos. Apenas o representante das instituições financeiras votou contra, defendendo um limite maior para estimular as concessões.
Com o novo teto, os bancos públicos poderão continuar ou retomar os empréstimos. Segundo o Banco Central (BC), o Banco da Amazônia cobrava 1,84% ao mês, acima do limite anterior, e havia suspendido as operações. Já a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil praticavam 1,8% e ainda concediam crédito. As novas regras entram em vigor cinco dias após a publicação no Diário Oficial da União.