TikTok começará a encerrar o Fundo de Criadores em 16 de dezembro deste ano. Ele será substituído definitivamente pelo Programa Criativo, projeto que incentiva a criação de conteúdo longo de alta qualidade em alguns países.

O Fundo de Criadores foi inaugurado em 2020 e recompensava usuários que acumulavam mais de 10 mil seguidores e 100 mil visualizações nos últimos 30 dias. O programa será encerrado nos países Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.

Quando anunciado, o TikTok informou que o projeto contaria com US$ 1 bilhão e duraria no máximo três anos. Não foi divulgado quanto do valor foi distribuído neste período, porém.

“Parte dos nossos esforços e compromisso contínuo de fornecimento exige que desenvolvamos produtos e apliquemos recursos em outros lugares para apoiar melhor os criadores e explorar novas ofertas”, pontuou o porta-voz do serviço à TIME.

Migração para novo programa de monetização do TikTok

Agora, a alternativa para monetização de conteúdo é o Programa Criativo. O sistema está disponível no Brasil deste setembro deste ano e recompensa usuários que publicam conteúdo original com mais de 1 minuto de duração, mas com pelo menos 10 mil seguidores e 100 mil visualização nos últimos 30 dias.

Diferente do formato anterior, o novo programa impõe critérios sobre o conteúdo produzido, dificultando um pouco a monetização na plataforma. Contudo, ele não é o único meio para fazer dinheiro no TikTok.

No Programa Criativo, o pagamento é calculado pelo Revenue Per Mille (RPM), métrica que contabiliza os ganhos a cada mil visualizações, e outros indicadores. Por enquanto, não foi revelado o orçamento destinado ao sistema, mas o TikTok promete que as recompensas serão 20 vezes maiores que no modelo anterior.

Fonte: Tecmundo

Tags: estados unidos, frança, reino unido