Hurb é alvo de ação coletiva no RJ e começa a ser monitorada em SP

A empresa Hurb – antiga Hotel Urbano – continua enfrentando processos administrativos na Justiça. Nesta semana, a plataforma de turismo foi alvo de uma ação coletiva no Rio de Janeiro, movida pelo Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci), pedindo o bloqueio judicial nas contas da empresa para o pagamento de indenizações aos clientes.

Segundo o documento, a Hurb tem R$ 140 milhões em pagamentos vencidos apenas nos últimos 45 dias e outros a vencer pelos próximos 15 dias. Os contratos englobam cancelamento de viagens sem aviso prévio e atraso no pagamento de hotéis, sobretudo de pacotes de viagens adquiridos durante a pandemia de covid-19.

“A Hurb está no centro de uma crise que envolve calotes, ameaças e deboche. A empresa é alvo de milhares de queixas de clientes que compraram pacotes e não conseguem viajar. A Ré vendeu milhares de pacotes turísticos e agora a agência tem dificuldade para cumprir os contratos firmados. Desde o começo do mês de abril de 2023, clientes relatam atrasos no pagamento a hotéis e pousadas pelo Brasil”, explica o documento.

O mesmo é relatado pelo Procon-SP, que afirmou que está “procedendo à devida tramitação de todas as reclamações registradas envolvendo a Hurb”. Em comunicado, a entidade informou que a maioria das queixas, registradas sobretudo durante março deste ano, são de contratos assinados em 2021 e 2022.

“Para os consumidores que ainda não tiveram o período contratual vencido, ou que ainda não fizeram contato com a Hurb, recomenda-se que procurem a empresa para tentar, de forma amigável, o cumprimento da oferta, registrando todas as tentativas de contato para atestar a boa-fé do consumidor em solucionar o problema. Caso seja infrutífera, registre imediatamente uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor”, aconselha.

Entenda

Em 2020, quando o setor de turismo enfrentava restrições por conta da pandemia de covid-19, a Hurb vendeu diversos pacotes de viagem com datas flexíveis, válidos por até dois anos. Todos os pacotes possuíam preços baixos em relação ao mercado, com descontos que variavam entre 20% e 50%. 

No entanto, com a retomada das atividades do setor, a empresa está enfrentando dificuldades para honrar os contratos. De acordo com a plataforma consumidor.gov, foram mais de 7 mil reclamações nos primeiros três meses deste ano, e outras 12 mil em 2022. O índice de soluções da empresa, por sua vez, caiu de 64% para 45%.

O aumento de queixas fez com que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificasse a Hurb para que a empresa comprove que tem recursos para honrar os pacotes de viagens ofertados. Caso a medida seja descumprida, a plataforma pode ser multada em até R$ 50 mil por dia.

Fonte: SBT News

Tags: aplicativo, Brasil, Hurb, Justiça, processo