Veja como ficou a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados após eleições

Logo após assumirem os cargos de deputado na Câmara, os parlamentares precisaram escolher a composição da nova Mesa Diretora da Casa. Em votação realizada na quarta-feira (1), os políticos reelegeram Arthur Lira (PP-AL) como presidente, em uma votação recorde que contou com o apoio de 464 dos 513 congressistas.

Também foram eleitos para compor a mesa o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que recebeu 458 votos para ocupar o cargo de 1º vice-presidente, e o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que assumiu a cadeira de 2º vice-presidente. Já o cargo de 1º secretário foi destinado ao deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE).

Confira a composição completa da Mesa Diretora da Câmara:

  • Presidente: Arthur Lira (PP-AL)

Fica responsável por representar a Casa em pronunciamentos coletivos e deve definir a pauta de votações do Plenário, além de supervisionar todos os trabalhos da instituição. Com o cargo, Lira também integra os conselhos da República e Defesa Nacional e pode substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em determinadas ocasiões.

  • 1º vice-presidente: Marcos Pereira (Republicanos-SP)

Além de substituir Lira em momentos de ausência, Pereira deve elaborar pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução.

  • 2º vice-presidente: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)

Fica responsável por substituir o Lira quando Pereira não estiver disponível. Cavalcante também tem que estimular a interação institucional da Câmara com Legislativos estaduais e municipais, bem como examinar pedidos de ressarcimento de despesas médicas dos deputados.

  • 1º secretário: Luciano Bivar (União Brasil-PE)

Deve supervisionar os serviços administrativos e de pessoal da Casa e enviar requerimentos de informação aos ministros. Também pode ratificar as despesas da Câmara e credenciar assessores, profissionais da imprensa e empresas prestadoras de serviços.

  • 2º secretária: Maria do Rosário (PT-RS)

Trata das relações internacionais da Casa, principalmente da emissão de passaportes. Rosário cuida ainda dos programas de estágio oferecidos pela instituição.

  • 3º secretário: Júlio Cesar (PSD-PI)

Fica responsável pela concessão de licenças médicas e de missões especiais de parlamentares.

  • 4º secretário: Lucio Mosquini (MDB-RO)

Deve administrar os apartamentos funcionais da Câmara.

Em caso de ausência, os suplentes serão André Ferreira (PL-PE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Beto Pereira (PSDB-MS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS).

Fonte: SBT News

Tags: Arthur Lira, Câmara dos deputados, eleições, Funções, Marcos Pereira, Mesa Diretora