Por 9 a 2, STF mantém governador do DF afastado e prisão de Torres

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em um placar de 9 a 2, manter o afastamento de cargo do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Em plenário virtual, os ministros também confirmaram a prisão do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres e do ex-comandante da PM do DF, Fábio Augusto Vieira. A decisão de afastar Ibaneis da função pública pelo prazo de 90 dias é de autoria do ministro Alexandre de Moraes e foi publicada no último domingo, dia 8 de janeiro, horas depois de golpistas invadirem e depredarem as sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, na 4ª feira (11.jan), pedido de abertura de inquérito ao STF contra três deputados diplomados suspeitos de estimular os atos golpistas. A medida cita os parlamentares eleitos, mas ainda não empossados, André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

O grande número de presos nos atos de vandalismo levou o procurador-geral da República, Augusto Aras, a designar 90 procuradores da República de todo o país para acompanhar as audiências de custódia. Em portaria publicada na 3ª feira (10.jan), o MPF tornou público os nomes dos designados. Assista a esses e outros destaques no Agenda do Poder desta 5ª feira (12.jan).

Tags: Agenda Do Poder, Anderson Torres, atos, brasília, Golpistas, ibaneis rocha, presos, prisão, Procuradores, STF