Lula recebe partidos para garantir apoio em seu mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou na 3ª feira (8.fev), no Palácio do Planalto, um encontro com lideranças partidárias que formaram sua coalizão. O objetivo principal é buscar garantir a aprovação de projetos e evitar o isolamento perante o Legislativo. A reunião contou com a presença dos ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio). 

Entre os pontos levantados por Lula, os destaques vão para a retomada de ações para impulsionar a economia, como também a parceria com o Congresso para aprovar a Reforma Tributária. Acompanhe os principais pontos da reunião:

  • Alinhamento de atividades para retomar obras paradas pelo Brasil, entre elas BT-101;
  • Retomada de projetos voltados para cidades, tal como o saneamento básico;
  • Retomada de projetos habitacionais, como Minha Casa Minha Vida;
  • Reforço sobre o lançamento da Política Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Efetivas;
  • Atenção à criação de um programa específico para alfabetização;
  • Atenção para uma reforma tribuária capaz de reduzir impostos aos mais pobres e trabalhadores que vivem da própria renda.

“A reunião de hoje é o começo de uma nova relação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Tenho certeza que vamos conquistar uma maioria ampa para fazer uma maioria ampla e fazer as mudanças que precisamos fazer neste país”, ressaltou o presidente.

Os encontros devem ser periódicos e servem para consolidar o alinhamento com o Congresso Nacional. Semana passada, as reeleições de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado e Arthur Lira (PP-AL), na Câmara, são sinais de que, até o momento, a aproximação entre os poderes está feita. 

“Nós não queremos a desarmonia, nós queremos que haja divergência, que é normal, faz parte do jogo democrático, nós não temos que concordar com tudo, e deputados não tem que aprovar tudo que o governo mande. Nós temos a chance de mostrar ao Brasil que é possível conviver democraticamente na diversidade”, concluiu o presidente.

Fonte: SBT News

Tags: camara, Congresso, Lula, planalto, Senado