O delegado Day Robson foi afastado nesta quinta-feira (9) do inquérito que investigava as causas e eventuais responsabilidades pelo sucateamento do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho – local foi vandalizado e se transformou em abrigo para pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
A mudança ocorre após críticas internas e externas contra o delegado na condução do inquérito que apura a possível negligência da gestão do governador Carlos Brandão nos cuidados de prevenção do casarão.
No dia 26 de abril, Day Robson disse em entrevista ao Grupo Difusora que a Secretaria de Educação do Maranhão não estava colaborando com as investigações e negado a enviar um representante para esclarecer alguns pontos necessários para o prosseguimento do inquérito que investiga as circunstâncias de abandono do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. (Veja abaixo)
Na quarta-feira (8), o delegado falou com nossa reportagem e informou que o gestor do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Laurindo de Jesus Mendes Teixeira, prestou depoimento à Polícia Civil do Maranhão sobre o caso no dia 30 de abril, mas não quis revelar detalhes da entrevista e ressaltou a necessidade de sigilo nas investigações. “As investigações estão acontecendo, mas ainda faltam alguns detalhes. Caso não seja identificada a autoria, solicitar-se-á dilação de prazo e as investigações continuam”, disse na ocasião.
O delegado confirmou nesta quinta-feira (9) sua saída do caso e do 1º Delegacia de Polícia. Entretanto, disse desconhecer os motivos e quem será o substituto.
O inquérito do caso do Odylo Costa Filho não foi concluído. Day Robson será substituído por outro delegado. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública ainda não anunciou quem assume a investigação e se será necessária a ampliação de prazo para conclusão do procedimento.
Tags: Maranhão, Odylo Costa Filho, Polícia Civil, São Luís