A Polícia Federal (PF) prendeu Selmo Machado da Silva, responsável pelo ataque hacker contra o sistema do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), de São Paulo. O crime ocorreu em 2021, e a detenção aconteceu na manhã do domingo (17), em Campo Grande (MS).

Segundo a PF, a intenção de Machado era alterar documentos eletrônicos para a obtenção de vantagens pessoais.

Depois da invasão do sistema, o hacker falsificou pareceres do Ministério Público Federal (MPF) em seis processos que tramitavam no TRF-3, nos quais ele mesmo era réu. O hacker alterou as manifestações dos procuradores, com sugestões de absolvição, em vez de condenação. 

Segundo a PF, a intenção de Machado era alterar documentos eletrônicos para a obtenção de vantagens pessoais | Foto: Reprodução/Redes sociais

Além da falsificação de assinaturas e pareceres, foram alterados pelo menos oito processos, sendo dois cíveis e seis criminais. O objetivo, além da “autoabsolvição”, seria a liberação e a apropriação de valores pendentes em ações judiciais para contas controladas pelo próprio criminoso. 

A investigação foi aberta depois que dois magistrados da Justiça Federal de São Paulo detectarem alterações em documentos, com uso fraudulento de suas assinaturas digitais.   

Selmo estava desaparecido desde 2021, depois de ter sido apontado como o principal suspeito pelo ataque. Com a avanço da investigação, ele foi condenado a nove anos de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documentos públicos. 

Fonte: Revista Oeste

Tags: campo grande, documentos falsos, MPF, pf, polícia federal, trf3