Polícia Federal deflagra operação contra clonagem de cartões em Caxias – MA

A Polícia Federal deflagrou hoje (25), no município de Caxias, a Operação “Fraude Itinerante”, decorrente da prisão em flagrante ocorrida no dia 24 de março, quando um homem foi preso em razão de uma série de saques fraudulentos de contas bancárias em vários municípios do Maranhão.

O mandado de busca foi cumprido na casa da companheira do suspeito, na cidade de Crateús/CE.

Durante as buscas desta quinta-feira (25) e foram encontrados outros cartões falsos (cartões clonados) e novos petrechos, os quais são utilizados para o crime de furto mediante fraude, popularmente conhecidos como “chupacabras”, no qual são instalados em caixas eletrônicos de vários bancos, inclusive de agências da Caixa Econômica Federal, como aconteceu em Caxias/MA.

Com tais equipamentos é possível clonar os cartões e filmar as senhas dos titulares, possibilitando o saque pelos membros de associações criminosas, gerando prejuízo imediatos para os titulares das contas e mediato para as instituições financeiras.

O nome da operação, faz alusão ao modo de agir de associações criminosas que praticam este tipo de crime. Durante a prisão, foram encontrados indícios de que o autor percorria diversos municípios maranhenses praticando o mesmo delito, configurando assim um esquema itinerante de fraudes. O crime de furto qualificado mediante fraude tem pena de 4 a 8 anos de reclusão.

Fonte: Assessoria

Tags: Caxias, fraudes, polícia federal