Polícia de São Paulo prende José Rainha em operação contra invasões

O líder da “Frente Nacional de Luta”, José Rainha e Luciano de Lima, que integra o movimento, foram presos no sábado (4.mar) em uma operação comandada pela Polícia Civil de São Paulo no Pontal do Paranapanema. De acordo com a corporação, eles são suspeitos de extorsão a donos de fazendas na região.

A polícia também apreendeu armas supostamente usadas em conflitos agrários. Os alvos dos mandados exigiam vantagens financeiras de pelo menos seis pessoas. Em outra investigação, foram feitas buscas de pessoas que seriam as responsáveis por expulsar invasores de terra e foram apreendidos dois fuzis e três espingardas.

Em nota, a “Frente Nacional de Luta”, confirmou as prisões e considerou como uma retaliação. “Essa prisão de cunho político, tem nítida relação com a jornada de ocupações do Carnaval Vermelho, sendo um ato de retaliação aos lutadores do povo sem terra”, informou.

O movimento também cobrou “a liberdade imediata dos nossos companheiros, que têm o direito garantido pelo Estado Democrático de Direito, de responder a qualquer acusação em liberdade. Destacamos ainda que lutar não é crime”, completa a nota do FNL.

A publicação também esclarece que “o objetivo do Carnaval Vermelho é trazer para a discussão à contradição de sermos um dos países que mais produz alimentos no mundo, porém temos mais de 125 milhões de brasileiros com alguma insegurança alimentar, sendo 58% dos brasileiros e brasileiras, e o mais grave, são mais de 33 milhões com insegurança alimentar severa”, pontua Frente Nacional de Luta.

Fonte: SBT News

Tags: Carnaval vermelho, Frente Nacional de Luta, Movimento ruralista, polícia