PF faz operação contra fraudes com robôs de investimento em Campinas-SP

A Polícia Federal deflagrou hoje, em Campinas (SP), uma operação para investigar crimes financeiros praticados por meio da venda de “robôs de investimentos” e operações de câmbio não autorizadas. A Operação Rompot (robô, em grego) cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Paulínia e um em Campinas, ambas cidades no interior de São Paulo.

Foram identificados diversos registros de pessoas que podem ter sido lesadas pelos sistemas ofertados pelo investigado. Os robôs de investimento realizavam automaticamente operações em corretora estrangeira com opções binárias, uma modalidade de investimento de alto risco que não é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O investigado também oferecia uma plataforma de câmbio sem autorização legal. 

Para burlar a fiscalização, o investigado mudava constantemente de endereço e registrava patrimônio em nome de terceiros. Entre os bens, estavam veículos de luxo que eram utilizados para demonstrar poder econômico em um perfil público das redes sociais e atrair vítimas para o esquema. 

Fonte: SBT News

Tags: campinas, fraudes, investimento, operação, polícia federal, robôs, São Paulo