Em Imperatriz, Polícia Civil do Maranhão prende suspeito de participação em chacina no Pará

Na última quinta-feira (9), um trabalho da Polícia Civil do Maranhão, em apoio a Polícia Civil do Pará, resultou no cumprimento de um mandado de prisão condenatória contra uma homem, suspeito do crime de homicídio cometido no ano de 1985, no estado do Pará, onde 08 trabalhadores rurais foram executados.

O crime teria ocorrido na Fazenda UBÁ, localizada no município de São João do Araguaia, próximo a Marabá, no sudeste paraense, e o episódio ficou conhecido como “Chacina da Fazenda Ubá”.

Consta na investigação que, em junho daquele ano, famílias de trabalhadores rurais ocuparam parte da Fazenda Ubá, uma área de mais de 43 mil metros quadrados, na ocasião, de propriedade da família de José Edmundo Ortiz Vergolino.

Em 13 de junho de 1985, os pistoleiros teriam assassinado três homens, um adolescente e uma mulher grávida de seis meses. Cinco dias depois, o mesmo bando retornou ao local do crime e matou mais três homens, entre eles o líder comunitário José Pereira da Silva, conhecido como “Zé Pretinho”.

Conforme decisão judicial exarada pela Vara Única de São João do Araguaia, no Pará, o homem foi condenado a uma pena de 144 (cento e quarenta e quatro) anos de prisão.

Nesta quinta-feira (9), uma equipe do Grupo de Pronto Emprego(GPE), conseguiu localizar e prender o suspeito no Bairro Parque Alvorada I, em Imperatriz.

Fonte: PCMA

Tags: Maranhão, polícia, prisão