Na quarta-feira (4), por volta das 12h, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu ordem de parada a um caminhão M. Benz/L 1113, cor amarela, conduzido por um homem de 35 anos de idade, no km 254, sentido crescente da BR 010, município de Imperatriz.
Na ocasião, foi constatado que a carga era formada por madeira nativa em lenha, foram solicitados os documentos necessários do transporte do produto, mas o envolvido afirmou não possuir nota fiscal ou documento de origem florestal.
Em seguida, o caminhão foi removido para o Posto PRF de Imperatriz. Quando realizada a cubagem, obteve-se 18m³ de lenha. Perguntado sobre a origem da madeira, o homem afirmou ter carregado o caminhão em fazenda na rodovia estadual para Montes Altos, MA-280. Ele também disse que a madeira ia ser vendida na região tocantina.
A inspeção da carga revelou tratar-se realmente de espécies nativas, tendo sido registrada a presença de Peltogyne sp, popularmente conhecido como roxinho.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O veículo e a carga permaneceram retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.
Fonte: PRF-MA
Tags: br 010, imperatriz, lenha, madeira, madeira ilegal, PRF-MA