Foi julgado na última terça-feira, dia 13 de junho, em Santa Inês, Francisco Mikael Pereira de Almeida, em sessão do Tribunal do Júri realizada no Fórum da Comarca. Ele estava sendo acusado de ter matado Carlos Eduardo de Sousa Silva, com diversas pauladas na cabeça.
Sobre o caso, destacou o inquérito policial que, na madrugada do dia 24 de agosto de 2019, na cidade de Bela Vista do Maranhão, Francisco Mikael teria golpeado a vítima, identificada como Carlos Eduardo, por diversas vezes com pauladas, causando-lhe a morte.
O denunciado estaria retornando de uma festa de aniversário com dois amigos, adolescentes, quando avistou a vítima, que supostamente lhe devia dinheiro decorrente da comercialização de entorpecentes. Conforme depoimento de testemunhas, Francisco Mikael Pereira de Almeida teria aplicado um golpe do tipo “gravata” em Carlos Eduardo, e o jogou ao chão, passando a golpeá-la na cabeça com um pedaço de pau.
Após a prática delitiva, o denunciado e seus acompanhantes fugiram do local. Ouvidos posteriormente em sede policial, os dois adolescentes afirmaram que estavam com Francisco Mikael e presenciaram o ocorrido, e informaram, ainda, que o motivo do crime seria dívida de drogas, o que configura crime por motivo fútil.
Quando foi prestar depoimento, o denunciado fez uso do direito constitucional de permanecer em silêncio.
Ao término do julgamento, o conselho de sentença decidiu pela culpabilidade do réu, por homicídio simples. Ele recebeu pena definitiva de 7 anos e três meses de reclusão, a ser cumprida, inicialmente, em regime semiaberto.
Fonte: Ascom/TJMA