Foi lançada, nesta sexta-feira (28), a plataforma Central das Emendas, que permite a qualquer cidadão acessar informações sobre emendas parlamentares desde 2015. O objetivo é facilitar a análise e a fiscalização do uso dessas verbas, que antes eram acessíveis apenas para especialistas e organizações.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A plataforma permite filtrar as emendas por autor, tipo, partido, estado, beneficiário, temática e período. Isso possibilita que os usuários descubram quanto um deputado ou senador destinou a determinada cidade ou estado, além de quais projetos foram beneficiados. Até então, essas informações estavam espalhadas em diversas fontes e, muitas vezes, desatualizadas.
A Central das Emendas utiliza dados da transparência do Governo Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado, além de agregar informações do IBGE sobre a população de cidades e estados. A equipe responsável pelo projeto pretende, no futuro, incluir relatórios automatizados usando Inteligência Artificial, para interpretar os dados e facilitar a compreensão.
O projeto foi financiado pela Embaixada e pelos Consulados dos Estados Unidos no Brasil, dentro da categoria “Fortalecimento da democracia e dos direitos humanos”, voltada para ex-participantes de programas de intercâmbio.
Fonte: Agência Brasil