Príncipe William lança projeto para acabar com falta de moradia no Reino Unido

O príncipe William lançou, nesta segunda-feira (26), um projeto de cinco anos para acabar com a falta de moradia no Reino Unido. Chamado de Homewards, o programa pretende investir 500 mil libras em cada uma das seis regiões que serão inicialmente atendidas – ainda a serem reveladas. A iniciativa acontece em parceria com a Royal Foundation.

“O Homewards visa dar às pessoas em todo o Reino Unido a esperança de que a falta de moradia possa ser evitada, mostrando-lhes o progresso que podemos fazer quando colaboramos. É uma grande tarefa, mas acredito firmemente que, trabalhando juntos, é possível tornar a falta de moradia rara, breve e não repetida”, disse William.

No geral, o projeto envolve esforços colaborativos de organizações, indivíduos e empresas locais para combater a falta de moradia nas comunidades. O programa é baseado na política de “Habitação em Primeiro Lugar” da Finlândia, onde pessoas em situação de rua recebem moradia permanente como o primeiro passo para a resolução de problemas.

“Minha primeira visita a um abrigo para pessoas em situação de rua foi quando eu tinha 11 anos com minha mãe [princesa Diana]. Conheci tantas pessoas extraordinárias e ouvi tantas histórias pessoais de partir o coração. Muitas pessoas se viram sem um lugar estável e permanente para chamar de lar”, compartilhou William durante o anúncio do programa.

De acordo com a Instituição de Caridade Crisis, no Reino Unido, há cerca de 300 mil pessoas em situação de rua – número que pode aumentar em meio ao aumento significativo dos preços de aluguel no país. O reajuste acontece devido à inflação, que, neste mês, ficou estagnada em 8,7%.

Fonte: SBT News

Tags: moradia, Prícipe William, projeto, reino unido