Número de mortos em protestos no Peru sobe para 39

Os protestos pedindo a renúncia da presidente Dina Boluarte e a soltura do ex-líder Pedro Castillo continuam no Peru. Segundo balanço do governo, os confrontos entre manifestantes e policiais nos arredores do aeroporto de Juliaca, na última 2ª feira (9.jan), resultaram na morte de 17 pessoas, aumentando o total de vítimas para 39.

Os atos acontecem desde dezembro do ano passado, quando Boluarte assumiu o comando do país após Castillo ser preso por tentativa de golpe de Estado. As manifestações, no entanto, voltaram a ganhar adesão da população depois da trégua de duas semanas do fim de ano, ficando cada vez mais violentas.

Além da renúncia da presidente e da soltura de Castillo, os protestantes pedem a dissolução do Congresso e mudanças na Constituição. Em meio ao cenário, a defensoria do Peru pediu que as “forças da lei e da ordem façam o uso legal, necessário e proporcional da força” e que o Ministério Público instaure uma investigação para apurar os fatos.

Em pronunciamento na noite de ontem, o presidente do Conselho, Alberto Otárola, defendeu a resposta dos policiais, dizendo que o governo não cessaria defesas para garantir o Estado Democratico de Direito. “Não vamos permitir que o golpe que pretendem fazer contra Lima se torne efetivo. Vamos recuperar a ordem interna”, disse.

Tags: Congresso, dina boluarte, forças de segurança, golpe de Estado, mortos, Pedro Castillo, peru, protesto, renuncia