Morte de adolescente baleado pela polícia provoca revolta na França

Centenas de franceses foram às ruas, na madrugada desta quarta-feira (28), para protestar depois que um adolescente de 17 anos foi morto a tiros por um policial no bairro de Nanterre, localizado no subúrbio de Paris. Carros, bicicletas e outros objetos foram incendiados na região, resultando na prisão de 31 pessoas. 

O caso aconteceu na manhã de terça-feira (27), quando o jovem, identificado como Naël, foi parado por uma blitz. Como estava dirigindo sem documentos, o adolescente acelerou o veículo, o que fez com que um dos policiais disparasse um tiro. Naël morreu pouco tempo depois de ser atingido no peito e o carro bateu em um poste.

A abordagem foi registrada por moradores, que compartilharam vídeos nas redes sociais. O compartilhamento provocou uma eclosão de tumultos em Nanterre, além de declarações de celebridades. O jogador Kylian Mbappé, atacante do Paris Saint-Germain, por exemplo, disse estar triste pelo acontecimento e expressou solidariedade à família de Naël.

Mais cedo, o presidente francês, Emmanuel Macron, se pronunciou sobre o caso, classificando-o como “indesculpável”. Ele informou que o policial responsável pelo disparo está sob custódia e que o caso está sendo investigado. “Temos um adolescente que foi morto, é inexplicável e indesculpável. Nada justifica a morte de um jovem”, disse.

Fonte: SBT News

Tags: adolescente, baleado, frança, morte, polícia, revolta