Lançamento de míssil norte-coreano provoca confusão no Japão após erro de cálculo

A Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico na manhã desta quinta-feira (13). O armamento foi identificado pela Coreia do Sul e pelo Japão, que acreditam ter sido um novo tipo de míssil, possivelmente utilizando combustível sólido. Após o lançamento, no entanto, o projétil desapareceu do radar, causando confusão em Tóquio.

Isso porque, inicialmente, as autoridades do Japão disseram que o míssil poderia cair sobre ou perto da ilha de Hokkaido, no norte do país. O temor fez com que o governo emitisse um aviso de evacuação, o qual foi suspenso pouco tempo depois. Em coletiva, representantes do governo explicaram que o cálculo foi “errôneo” e que o míssil caiu no mar.

O novo teste balístico da Coreia do Norte acontece dois dias após o líder Kim Jong-un prometer melhorar arsenal nuclear do país. A decisão foi tomada em reunião com militares, que, segundo a estatal KCNA, continuam discutindo preparativos de guerra diante dos exercícios conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Fonte: SBT News

Tags: coreia do norte, japão, míssil, mundo