Hamas deve ser esmagado como foi o Estado Islâmico, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta 5ª feira (12.out) que o Hamas deve ser “esmagado”, assim como foi feito com o Estado Islâmico. A declaração aconteceu durante uma coletiva de imprensa, em Tel Aviv, realizada junto com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.

“Hamas é Estado Islâmico. Da mesma forma que o Estado Islâmico foi esmagado, o Hamas também deve ser esmagado. O Hamas deve ser tratado da mesma forma que o Estado Islâmico foi”, disse Netanyahu.

Segundo o primeiro-ministro israelense, o grupo armado – que realizou um ataque surpresa contra o país no último sábado (7.out), desencadeando uma resposta de Israel que já deixou 2617 mortos, sendo 1417 palestinos e 1200 israelenses – mostrou que é “o inimigo da civilização”.

“Eles deveriam ser expulsos da comunidade das nações. Os líderes não devem reunir-se com eles e os países não devem abrigá-los. E àqueles que o fizerem devem ser aplicadas sanções”, declarou Netanyahu.

O político israelense também aproveitou para agradecer aos Estados Unidos por estarem ao lado de Israel “hoje, amanhã e sempre”.

Antony Blinken, que é judeu, foi até Tel Aviv para reforçar o apoio dos norte-americanos a Israel. O governo dos EUA está fornecendo armamentos e interceptadores para reforçar o sistema de defesa antimíssil israelense, conhecido como Domo de Ferro.

“A mensagem que trago é a seguinte: vocês podem ser fortes o suficiente para se defender, mas, enquanto os Estados Unidos existirem, vocês nunca precisarão estar sozinhos. Sempre estaremos ao seu lado”, disse o secretário de Estado norte-americano.

Fonte: SBT News

Tags: hamas, Islâmico, Netanyahu