O governo da França anunciou, na quarta-feira (12), que irá reforçar o policiamento em todos os estados para o festival anual do Dia da Bastilha, comemorado no dia 14 de julho. Segundo o ministro do Interior, Gerald Darmanin, o esforço será sem precedentes e acontece após o país presenciar semanas de protestos violentos.

Ao todo, serão mobilizados 130 policiais e bombeiros a partir desta quinta-feira (13), bem como helicópteros, drones e veículos blindados. Cerca de 45 mil policiais ficarão em prontidão especificamente de noite para conter qualquer ato de violência. A proibição da venda e uso de fogos de artifício também segue em vigor.

“As festividades por ocasião do Dia Nacional são um momento importante para os nossos compatriotas. Faremos de tudo para lutar contra a insegurança. Estamos fortalecendo nosso sistema com medidas antecipadas, aumento de pessoal e recursos tecnológicos significativos”, disse Darmanin, ressaltando que as festas continuam liberadas.

A nova onde revolta na França começou no dia 27 de junho, depois que um jovem de 17 anos foi morto durante uma blitz na comuna de Nanterre, no subúrbio de Paris. Nos atos, os manifestantes incendiaram veículos, escolas e delegacias, causando um prejuízo de mais de R$ 5 bilhões aos cofres públicos franceses. Cerca de 3,5 mil pessoas foram presas.

Fonte: SBT News

Tags: Dia da bastilha, frança, policiamento, protestos, reforça