Três advogados e pais da influenciadora Skarlete são presos, em São Luís

Cinco pessoas foram presas pela Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), em operação realizada na manhã desta terça-feira (20), em São Luís. Entre os presos estão os pais da influenciadora Skarlete Melo e três advogados.

Segundo o delegado Augusto Barros, superintendente da Seic, as prisões fazem parte da Operação Erga omnes, expressão em latim que significa “contra todos”. A ação é um desdobramento da operação “Quebrando a Banca” que combate o esquema de pirâmide financeira envolvendo o jogo Fortune Tiger, plataforma digital popularmente conhecida no Brasil como “Joguinho do Tigre”. Esses jogos movimentam dinheiro de forma ilícita.

Nesta ação, o Departamento de Combate ao Crime Organizado identificou que alguns advogados teriam acessado, sem autorização, o sistema de informação da Justiça (PJe) e negociado decisões judiciais protegidas por sigilo.

“Nós identificamos que havia indivíduos que tinham conseguido fazer, um violar, conseguiram um acesso não autorizado. Com esse acesso não autorizado, eles chegaram a uma decisão, que era uma decisão… dentro da Operação Quebrando a Banca e venderam essa decisão para os investigados”, explicou Augusto Barros.

O Processo Judicial eletrônico (PJe) é o sistema de justiça, uma plataforma, que recebe e disponibiliza, representações do Ministério Público (MPMA), do Judiciário, da Polícia. Nessa plataforma os advogados fazem o acompanhamento dos processos, assim como os delegados apresentam seus pedidos de prisão e mandados de busca.

Com essa manobra, os suspeitos conseguiam antecipar o cumprimento dos mandados judiciais e evitar flagrante e prisões. Os três advogados negociavam os valores das decisões diretamente com os pais da influenciadora.

Além das prisões, documentos, celulares, computadores foram apreendidos. Todos os suspeitos foram autuados em flagrante e se condenados podem cumprir mais de dez anos de prisão.

Quebrando a Banca

As investigações envolvendo a influenciadora digital Skarlete Mello tiveram início em setembro de 2023, quando a Polícia Civil do Maranhão realizou uma operação contra a divulgação de jogos de azar, além de crimes relacionados, como organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Ela e o marido, Erick Costa, foram presos na segunda fase da Operação ‘Quebrando a Banca’, realizada pelas polícias Civil do Maranhão e do Ceará, em dezembro do ano passado. Os dois foram presos em um hotel de luxo em Fortaleza, onde participariam do lançamento de nova plataforma.

O casal foi preso em cumprimento a mandados judiciais, contra a divulgação de jogos de azar, além de crimes como organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A influenciadora, num primeiro momento, havia sido conduzida para colocação de uma tornozeleira eletrônica, mas por estar usando documentação falsa acabou presa em flagrante junto com Erick, que já possuía um mandado de prisão. O casal foi enviado para uma unidade prisional no Ceará, onde aguarda o fim das investigações.

Tags: Maranhão, polícia, Polícia Civil, prisão, São Luís