Um jovem de 26 anos afirma ter sido vítima de racismo durante o atendimento a uma cliente em loja de departamento, em São Luís. Tallysson Roberto Silva de Amorim contou que uma idosa o chamou de ‘macaco’. “Tu não vai me atender não macaco? Barba de macaco,” teria dito a cliente.
Ainda conforme a vítima, o ataque foi na tarde de quarta-feira (3). Na ocasião, o rapaz estava atendendo outra cliente, quando a idosa entrou na loja pedindo para usar o banheiro, sendo de uso exclusivo dos funcionários da empresa.
“Essa senhora chegou alterada pedindo pra ir ao banheiro, mas com muita arrogância. Eu estava muito ocupado na hora, mas falei que, se ela aguardasse um pouquinho, a levaria no banheiro. Ainda expliquei para ela que o banheiro era só para funcionários, mas como ela é uma idosa iria levar ela. Foi aí que ela começou a resmungar e me chamou de macaco”, desabafou.
Como não entendeu de imediato o que a idosa teria dito, continuou dando prosseguimento ao atendimento que estava fazendo. Foi nesse momento que a mulher teria gritado no meio do salão.
“Na primeira vez, ela falou baixo e, como eu não tive certeza que era aquilo mesmo, deixei passar. Fui levar a documentação da outra cliente no caixa, quando ela me olhou na área e gritou de onde estava: tu não vai me atender não, macaco? Barba de macaco,” relatou.
Tallysson Roberto, pegou o celular e fez um vídeo com a idosa que teria feito agressões racistas a ele. Na gravação, é possível ver o jovem questionando a senhora pela atitude, enquanto ela diz já ter se desculpado: ‘eu já te pedi desculpa’ (veja abaixo).
O jovem registrou um boletim de ocorrência e a polícia investiga o caso.
Na mesma data em que o jovem sofreu o ataque racial, é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, 3 de julho. Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Maranhão registrou 646 casos de injúria racial, que se caracterizam pelo crime de racismo em 2022.
Tags: ´São Luís, injúria racial, racismo