Morte de ciclista revela falha no programa “Trânsito Livre” em São Luís

Na última quarta-feira (3), a fatalidade de um ciclista na Avenida dos Holandeses, em São Luís, trouxe à tona graves problemas no programa “Trânsito Livre” da gestão Eduardo Braide (PSD). O ciclista Claudiomar Silva, de 42 anos, perdeu a vida em um trecho já concluído das obras, reacendendo críticas à falta de estrutura para ciclistas.

A iniciativa, destinada a melhorar a fluidez do trânsito ao remover rotatórias, concentrou parte das intervenções na referida avenida, mas, surpreendentemente, ignorou a inclusão de ciclovias ou ciclofaixas. Este fato teve repercussão no meio político e nas ruas após o acidente.

A ausência de ciclovias se tornou tema central nas redes sociais, onde figuras como o doutor em Políticas Públicas Franklin Douglas e o deputado Carlos Lula (PSB) expressaram suas preocupações.

Franklin questionou a falta de políticas de mobilidade seguras para os ciclistas.

“São Luís tem a terceira menor rede de ciclovias do país. Uma lástima. O projeto de reforma da Holandeses previa ciclovia, mas não foi feito. Essa fatalidade não foi a primeira e nem será a última enquanto não levarmos a sério uma política de mobilidade de trânsito em São Luís, que foque não em carros, mas em pessoas”, desabafou.

Carlos Lula também se posicionou. Ele lamentou a morte do ciclista e reforçou a necessidade de considerar a bicicleta como meio de transporte na cidade.

“Mais um ciclista que perde a vida. Enquanto não tivermos uma política que considere a bicicleta como um meio de transporte da cidade e não como algo exótico ou excepcional, assistiremos a cenas como essa. Que Deus conforte mais essa família”, afirmou.

Saiba mais

Essa não é a primeira vez que a falta de infraestrutura para ciclistas em grandes avenidas é destacada. Casos anteriores, como o trágico acidente do médico Édson Soares em agosto de 2023, já levantaram essa questão, mostrando a recorrência do problema e a inércia da gestão em implementar soluções abrangentes para a mobilidade urbana.

O projeto inicial do “Trânsito Livre” divulgado pela prefeitura incluía a proposta de ciclofaixas/ciclovias, mas tais estruturas não se materializaram nas obras posteriores, provocando críticas à gestão Braide por não cumprir as promessas feitas à população.

Veja, em vermelho, onde deveriam existir as ciclovias de acordo com a maquete do projeto:

A falta de resposta imediata da prefeitura e a recorrência desses eventos reforçam a urgência de repensar a mobilidade urbana em São Luís, colocando em evidência a necessidade de políticas concretas que considerem a segurança e inclusão dos ciclistas na cidade.

Mesmo com a repercussão nas redes sociais, até o momento, o prefeito Eduardo Braide não se manifestou. O Difusora ON reforçou o pedido de nota sobre a implantação de ciclovias, e ainda aguardamos resposta da Prefeitura de São Luís.

Tags: acidente, Maranhão, prefeitura, São Luís, Trânsito Livre