Comércio da Grande Ilha estará de portas fechadas nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (21), o comércio dos municípios da Grande Ilha estará de portas fechadas, devido às comemorações do Dia do Comerciário.

Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), é estabelecida pela Convenção Coletiva da categoria. O feriado reserva-se para o descanso dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

Dessa forma, todas as lojas e demais estabelecimentos comerciais de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa estarão fechados.

O Dia do Comerciário ou Dia do Comércio é celebrado anualmente em 30 de outubro no Brasil. No entanto, na Grande Ilha e em algumas cidades brasileiras, a data é comemorada na terceira segunda-feira de outubro, e destinada apenas para a categoria.

A Lei 12.790, promulgada em 14 de março de 2013, estabeleceu o feriado. Escolheram essa data porque ela representa um momento de vitória para os comerciantes, resultante da conquista de melhores condições de trabalho.

Comemoração

Ou seja, além da folga, os comerciários de São Luís poderão comemorar a data participando de um dia de várias atividades culturais e de lazer.

Promovida pelo sindicato da categoria, a programação terá diversas atividades sociais e culturais. O evento contará com apresentações culturais, culto ecumênico, bem como feijoada para as 300 primeiras pessoa

O dia de festa contará ainda com torneio de futebol, além de shows das bandas Alta Tensão, Mix em Brasil e Grupo de Pagode, assim como participação especial do Boi de Nina Rodrigues.

A programação cultural começará às 10h no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), na Madre Deus. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Próximos feriados de 2024

  • 2 de novembro: Finados (sábado);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 20 de Novembro: Consciência Negra (quarta-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira).

Tags: comercio, feriado, Grande Ilha