Após 24h São Luís cumpriu a decisão judicial e paciente é transferido

Um adolescente de 14 anos com suspeita de inflamação no cérebro foi transferido para o Hospital Universitário Materno Infantil 24 horas depois do prazo estipulado pela Justiça do Maranhão. O Difusora News denunciou o descaso da Secretaria Municipal de São Luís e o péssimo tratamento no Hospital Djalma Marques.

A família do garoto aguardava a decisão judicial que determinava a transferência em 12 horas, o que não aconteceu como descreveu. O rapaz só foi transferido no fim da noite de terça-feira (26) e somente nesta quarta-feira (27) fez o exame de imagem, que pode ajudar a fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Segundo informações dos familiares, o garoto está entubado já fez exames e está aguardando os resultados. Por causa da gravidade do problema, ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Materno Infantil e respira com ajuda de aparelhos.

Para a prima do rapaz, nada vai apagar da memória a forma como ele foi atendido durante a permanência no Socorrão 1. Ela denunciou relembrou que o garoto precisou ficar dois dias em uma maca nos corredores do hospital.

“Eles o amarraram na maca. Desde que chegamos aqui, passamos dois dias pelos corredores do hospital, sofrendo e eles aplicando uma medicação para conter as crises (convulsões), mas não resolveu, porque as crises ficaram mais intensas”, relembrou.

O paciente dependia de uma vaga do Sistema de Regulação da Saúde (Sisreg). Diante da demora, os familiares do paciente buscaram ajuda judicial para garantir sua transferência e assegurar a vida do menino. Mesmo com a decisão em mãos, o estado e o município descumpriram o prazo de 12 horas prevista no documento.

O drama vivido pela família de Mayra Moraes, prima do menino, mostra a situação precária da saúde em São Luís. O menino de apenas 14 anos, vindo de Vargem Grande, luta para sobreviver após 18 dias de internação.

Tags: Justiça, paciente, São Luís, transferência