Uma emissora de rádio clandestina foi fechada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (11), no município de Anapurus, a 276 km de São Luís.
A desativação da rádio foi resultado da Operação Bucaneiro e contou com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Segundo a PF, as investigações tiveram início a partir de ação fiscalizatória da Anatel. Durante a fiscalização, a Agência descobriu que a rádio operava sem outorga ou autorização.
A PF informou ainda que, durante a operação foi cumprido um mandado de busca e apreensão no local identificado onde estaria operando a rádio clandestina.
Como resultado, foram apreendidos equipamentos utilizados nas transmissões ilegais, desativando a rádio pirata. Os equipamentos serão submetidos à perícia pela Anatel para aferir sua potência e capacidade de alcance.
Além disso, segundo a PF, caso condenados, os responsáveis pelo crime, podem ser penalizados com detenção de dois a quatro anos, além de multa.
Rádios clandestinas
As rádios clandestinas podem gerar, segundo a Anatel, interferência nas comunicações de vários sistemas, o que compromete a segurança, a regularidade e a operabilidade do sistema de telecomunicações do país.
Um dos problemas que pode ser ocasionado com as transmissões de rádios piratas, são as interferências de operações em aeroportos no controle de voos.