A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nesta terça-feira (17) a operação ‘Cativeiro Invisível’, no município de Jenipapo dos Vieiras, para investigar abusos e exploração contra indígenas da terra Lagoa Comprida. A ação resultou na prisão em flagrante de duas pessoas por posse ilegal de armas.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp
A operação busca combater a retenção ilegal de cartões de benefícios sociais e previdenciários por comerciantes locais, que utilizavam esses documentos como garantia para dívidas provenientes de mercadorias vendidas a preços abusivos e empréstimos com juros elevados.
De acordo com denúncia anônima, os suspeitos também estariam realizando empréstimos em nome dos indígenas junto a instituições financeiras.
Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu cartões de benefícios, documentos de identidade, armas de fogo e munições.
“Cativeiro Invisível”
O nome da operação reflete a exploração econômica e a dependência forçada imposta aos indígenas pela manipulação financeira, causando a vulnerabilidade constante dessas comunidades. A investigação segue para identificar todos os envolvidos e tomar as medidas legais cabíveis.
A Polícia Federal, com o apoio da FUNAI, devolveu os cartões apreendidos aos legítimos donos e continua a investigação.
Tags: Economia, Jenipapo dos Vieiras, Maranhão, polícia