O Maranhão tem mais de 35 mil famílias afetadas pelas enchentes

Os temporais e as cheias em rios levaram 64 municípios a decretar situação de emergência no estado.

De acordo com a Defesa Civil, 64 municípios do Maranhão mais de 35 mil famílias estão desabrigadas devido às fortes chuvas que atingem o Estado nas últimas semanas. A grave situação levou o Governo do Estado e o Governo Federal a decretar situação de emergência. O município de Buriticupu se destaca por ser o único município em situação de calamidade pública.

Até o momento, seis óbitos foram registrados em decorrência dos temporais.

Os meses de março e abril registram elevados índices pluviométricos especialmente na parte norte do estado e Baixada Maranhense, diante disto, o agravamento das cheias ocorreu especialmente a partir dos primeiros dias do mês de março.

Na grande ilha, a capital São Luís e os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar também têm sofrido as consequências das enchentes.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional informou que mais de R$ 8,5 milhões foram enviados pelo Governo Federal ao estado e a municípios do Maranhão para auxiliar as vítimas de enchentes e alagamentos. A Vigilância em Desastres Nacional, pasta dentro do Ministério da Saúde já enviou ao estado, três kits para primeiros socorros que atende até 500 pessoas por um período de três meses ou 1,5 mil pessoas por mês. O Kit possui medicamentos medicamentos, entre eles antibióticos (importantes para conter surtos de leptospirose) e insumos.

Os municípios atingidos pela chuva também estão recebendo apoio de empresas privadas que têm prestado apoio às famílias atingidas com o envio de cestas básicas, água potável e roupas. A expectativa é que, com a visita do presidente Lula do Maranhão, outros recursos federais possam ser empregados em apoio às vítimas das enchentes.

Fonte Assessoria

Tags: Chuvas no Maranhão, Famílias Afetadas, Maranhão, São Luís