Mutirão de registro garante cidadania à população indígena Araribóia

Entre os dias 20 e 22 de junho, o Poder Judiciário realizou mutirão de registros direcionado aos povos indígenas do estado, especialmente os povos da etnia Guajajara, no município de Amarante do Maranhão, localizada a 100 km de Imperatriz. A iniciativa é um meio para garantir a ampliação do acesso à justiça e promover cidadania a esse público.

Durante o evento, a equipe presente na Câmara de Vereadores de Amarante ofereceu serviços essenciais para a garantia da participação cidadã, desenvolvendo ações como emissão de registro civil, RG, CPF e título de eleitor, atendimento de demandas judiciais em curso, além de atendimento do Ministério Público e da Defensoria Pública.

A programação estende-se até a tarde do dia 22 de junho e, no mesmo dia, será realizada a instalação de mais um ponto de inclusão digital do projeto “Justiça de Todos”, dessa vez na comunidade Juçaral, em Amarante do Maranhão.

Essa iniciativa da Corregedoria consiste em instalar uma sala com computador e suporte necessário para permitir mais comodidade e evitar o deslocamento da população residente em municípios que não possuem Fórum.

Fonte: Ascom/TJMA

Tags: Justiça, Maranhão, povos indígenas