Um novo decreto do governo estadual busca reduzir os índices de focos de incêndio. A medida, que será assinada na próxima sexta-feira (19), é uma nova temporada do programa Maranhão Sem Queimadas, que ocorre periodicamente em épocas de maior risco ambiental.
Em junho, um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que o Maranhão é o quinto estado com maior número de focos de queimadas no país.
O documento estabelece uma regulamentação que proíbe o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. O decreto é válido para o período entre os dias 1º de agosto e 30 de novembro deste ano. A escolha da duração se baseia nas mudanças climáticas esperadas para o segundo semestre, quando as temperaturas devem subir enquanto chuvas e umidade caem.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Ao todo, 66 municípios maranhenses aderiram a esta edição do programa. São áreas de maior incidência de queimadas e que irão receber reforços de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias.
Sobre o programa
O programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
São realizadas ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios, com o objetivo de prevenir e combater queimadas florestais.