Maranhão se mobiliza para arrecadar doações para vítimas do RS

As pessoas que estiverem no Maranhão poderão fazer doações às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Alimentos não perecíveis e materiais de utilização diária podem ser entregues nos aeroportos de São Luís e Imperatriz.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

Foram instalados pontos de coleta 24 horas no saguão dos dois aeroportos. Os interessados poderão doar alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, etc.), roupas em boas condições, ração para cães e gatos, cobertores e travesseiros, brinquedos, produtos de higiene pessoal, fraldas, roupas íntimas, absorventes e água potável engarrafada lacrada.

Itens como produtos de limpeza que contenham alvejantes ou corrosivos, produtos inflamáveis como álcool 70%, óleo de cozinha, botijão de gás, lamparina e velas não poderão ser doados.

A ação está sendo coordenada pela CCR Aeroportos e ainda não tem data para ser encerrada. As doações podem ser realizadas a qualquer momento.

SBT/Difusora Solidário

O sistema Difusora também está mobilizado e disponibilizará um QR Code em sua programação e em suas plataformas digitais para que a população possa fazer doações.

A campanha é idealizada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, e a Difusora garante que as doações chegarão às pessoas que estão precisando.

“Essa campanha é séria e parte de um órgão do governo do Rio Grande do Sul. Nós abraçamos campanhas sérias e que a gente possa depositar confiança e credibilidade”, destacou Manoel Neto, coordenador de marketing da TV Difusora.

TJ do Maranhão destinará recursos

O Tribunal de Justiça do Maranhão autorizou que os recursos oriundos de prestação pecuniária de penas e medidas alternativas sejam destinados às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. A norma será válida enquanto durar o estado de calamidade público do estado afetado.

O documento orienta que caberá aos juízos criminais a análise, em momento oportuno, das prestações de contas, conforme regramento do Conselho Nacional de Justiça.

“As unidades judiciais deverão informar a Corregedoria Geral de Justiça os eventuais repasses realizados, para fins de estatística e controle”, diz a portaria n.º 9/2024.

Tragédia no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul vem enfrentando fortes temporais desde o dia 29 de abril. Conforme o último levantamento da Defesa Civil, 83 pessoas já morreram devido à tragédia.

Além disso, 149,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 desalojadas. As chuvas já atingiram 873 mil pessoas, com 364 municípios registrando algum tipo de problema.

O presidente Lula está no Rio Grande do Sul e anunciou que não haverá impedimento burocrático para o governo federal ajudar a recuperar o estado.

Tags: chuvas, doações, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Luís, solidariedade