Uma operação fechou um abatedouro clandestino de porcos nesta quarta-feira (10), em Imperatriz. O local foi interditado e os responsáveis prestaram depoimento na delegacia.
Após receber denúncias, o Ministério Público, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e as polícias Civil e Militar denominaram a “Operação Ossos do Ofício”.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Segundo a Aged, os ossos encontrados foram destinados para um local adequado e os abates clandestinos foram fechados. A empresa responsável pela fabricação de ração animal teve suas atividades suspensas, porque usava indevidamente o selo de inspeção federal.
A ação identificou ainda a utilização imprópria de ossos na alimentação de animais ruminantes e produção de sal.
A farinha de osso pode representar riscos à saúde animal, incluindo a possibilidade de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como doença da vaca louca.
Os locais de abate de suínos eram próximos ao matadouro público municipal de Imperatriz, tinha condições precárias de alojamento dos animais e irregularidades graves no processo de abate, que não atendiam às normas sanitárias vigentes.
Tags: abate, clandestino, imperatriz, matadouro