Gás canalizado chega em São Luís: Projeto deve ser concluído em abril de 2024

O projeto que visa a inclusão do gás canalizado (ou gás encanado) no Maranhão foi aprovado recentemente pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

A ideia é abastecer a Unidade de Pelotização da Vale em São Luís, pela empresa Gasmar, a Companhia Maranhense de Gás Natural, no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). A iniciativa é novidade no Maranhão, e conta com um orçamento de $ 69,6 milhões, destes, 63,2 milhões são isentos de impostos.

Entre as medidas do projeto, destaca-se a construção de uma instalação de estocagem e regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), e um gasoduto de distribuição a ser implantado do Porto do Itaqui até as instalações da Vale.

O gás canalizado substituiria o óleo de combustível atualmente utilizado no estado, a fim de reduzir custos com combustível e valorizar a indústria maranhense. Além disso, o uso do gás canalizado provoca menos danos ao ambiente, produzindo uma combustão mais limpa e com menor quantidade de gases que intensifiquem o efeito estufa.

De acordo com a estimativa de conclusão das instalações e finalização do projeto, o gás canalizado deve ser utilizado em 2024.