Entidade do MA é contemplada em edital de apoio à casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+

A Casa FloreSer Maranhão, que atende e acolhe pessoas LGBTQIA+, é um dos projetos selecionados pelo edital Acolher+, iniciativa realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDHC) com a Fiocruz, que destinará R$ 1,4 milhão para fortalecer 12 casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em todo o país.

Além do projeto maranhense, foram selecionados para o Acolher+ as instituições: CasaNem, no Rio de Janeiro; Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR), em Alagoas; ONG Construindo Igualdade, no Rio Grande do Sul; Casa Miga, no Amazonas; Casarão Brasil Associação LGBTI, em São Paulo; Casa Rosa, no Distrito Federal; Grupo TransRevolução; Casa Dulce; Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade; Casa Resistências; e Cores Movimento de Defesa da Cidadania e do Orgulho LGBT+.

As casas de acolhimento foram escolhidas por serem organizações da sociedade civil, grupos, coletivos ou movimentos sociais sem CNPJ, baseados e atuantes em todo território nacional, que contemplam algum tipo de inovação, com diferencial na realização e na atividade voltadas à melhoria da qualidade de vida desta parcela da população, especialmente na área da saúde.

Casa FloreSer Maranhão
A instituição é uma Casa de Acolhimento para Pessoas LGBT+ em situação de Vulnerabilidade. Situada no bairro do Araçagy na região metropolitana de São Luís, o espaço foi inaugurado em 2021 e oferece acolhida a pessoas expulsas de casa, que vagam pelas ruas ou apenas se sentindo excluídas por marcadores sociais, como os de raça e etnia, território, classe, gênero, idade, religiosidade, deficiência e outros, pela condição de ser gay, lésbica, bissexual ou transexual.

A Casa Floreser Maranhão realiza seus atendimentos por meio da sua página no Instagram @institutoraissamendonca ou pelos fones e whatsapp 98 988681307/ 98 992042025 ou de forma presencial no endereço Rua Fé em Deus S/N – Bangalô/Araçagy – próximo a entrada do FETAEMA na Estrada da Raposa.