Crise na educação: quase cem alunos estão sem aula em São Luís

Pelo menos 97 crianças, entre 6 e 14 anos, não estão matriculadas no sistema de educação de São Luís. O levantamento realizado por Conselheiros Tutelares da região dos bairros Cohab e Cohatrac foi divulgado ao Difusora NEWS, nesta segunda-feira (4). Eles também denunciaram a insuficiência de vagas e de escolas municipais para atender à demanda.

O conselheiro tutelar Rodrigo Santos relatou que o município possui apenas duas escolas na região e evidencia a necessidade da construção mais escolas na Cohab. Segundo disse, a superlotação nas salas de aula além de ser uma realidade, pode ser um potencial para diminuir o rendimento dos alunos.

“Não é de agora que lutamos por mais escolas e por vagas escolares aqui na área Cohab/Cohatrac. Todos os anos é essa luta por vaga escolar. Aqui na Cohab, temos apenas uma escola municipal e um anexo que não comportam as centenas de crianças que temos na região”, disse Rodrigo.

A Conselheira Cleidiana Miranda ainda destacou a importância de os pais lutarem com o por mais políticas públicas para buscar melhorias na educação do município.

“Essa luta não é só nossa. É de todos os pais. Todos nós precisamos lutar por mais escolas, mais vagas, mais políticas públicas para as nossas crianças e adolescentes”, disse a Conselheira.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que ainda existem vagas disponíveis nas escolas localizadas nos bairros citados. Sobre novas unidades na região, a secretaria informa que já está sendo construída uma Creche de Tempo Integral na Cohab, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2024. A Semed tem acompanhado o monitoramento de todas as demandas, de modo a atender às demandas da comunidade escolar.

Falta de estrutura
O aumento do número de reclamações sobre falta de estrutura nas escolas da capital maranhense é alarmante. Nas últimas semanas, o Difusora NEWS recebeu várias denúncias de escolas que estão sem funcionar, com grande parte dos prédios totalmente comprometidas.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (Sindeducação), ao todo, o município possui cerca de 165 escolas. Desse total, 25 instituições estão fechadas por falta manutenção na estrutura dos prédios.

Tags: denúncia, escola, Falta de estrutura, São Luís