Com cidade em situação precária, Prefeitura de Paço gasta mais de 200 mil em show

Descaso na saúde, falta de infraestrutura, precariedade no transporte público e saneamento básico. Nas últimas semanas, estes tem sido os protagonistas da situação em que se encontra Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.

Em meio a uma grande crise na gestão, a prefeitura gastou mais de R$ 203 mil com atração musical durante a comemoração do 63° aniversário da cidade. O evento aconteceu no último domingo (14), na Praça da Família, no Maiobão.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) expediu uma liminar no dia 09, solicitando o cancelamento do show do cantor sertanejo Vitor Fernandes. No documento, o desembargador Jamil Gadeon constatou que o valor cotado sairia do orçamento da prefeitura, tendo em vista, que a cidade enfrenta problemas com a administração de serviços essenciais.

A juíza Maria Thereza de Assis Moura, revogou o pedido do TJMA e disse que o cancelamento do show do sertanejo traria prejuízos para os comerciantes que que se preparavam para o evento e decidiu manter a atração na programação do aniversário da cidade.

Saúde

No ano passado, o Difusora On recebeu várias denúncias de pessoas que dependem do serviço contínuo nas Unidades Básicas de Saúde e na Secretaria Municipal e revelaram que os atendimentos foram suspensos por falta de materiais básicos como luvas, máscaras, material para marcação de consultas e até medicamentos.

Vale lembrar do caso do idoso que precisa do tratamento de fisioterapia, que foi interrompido para fazer um serviço de manutenção na sala desde o dia 02 de dezembro do ano passado e até agora não foi restabelecido.

Saneamento básico

Na segunda semana de dezembro de 2023, as principais avenidas do bairro Maiobão ganharam uma decoração inesperada. Com mais de oito dias sem coleta, as calçadas estavam repletas de caixas, sacolas e o mau cheiro assolava os moradores.

Em outras partes do município, comunidades inteiras estavam sendo prejudicadas desde que a coleta foi suspensa. O acúmulo de lixo nas ruas trouxe inúmeros problemas colocando em risco, principalmente, a saúde e o bem-estar dos moradores.

A Central de Gerenciamento Ambiental Titara, empresa responsável pelo recolhimento dos resíduos, alegou que parou o funcionamento por causa da falta de pagamentos.

O Difusora On tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação e também diretamente com a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB) para esclarecer os casos, mas não tivemos resposta.

Tags: Justiça, Ministério Público, Paço do Lumiar, Paula Azevedo, show, Vitor Fernandes