Jacaré é encontrado no quintal de casa em Caxias

Um jacaré de aproximadamente 1,20 m foi retirado do quintal de uma casa em Caxias pelo Corpo de Bombeiros. O réptil foi visto no quintal pela dona da casa às 6h30 da manhã. Quem alertou a mãe do Emanuel foi a gata de estimação.

“Às 4 horas da manhã a minha gata estava agoniada na janela, mas a minha mãe não ligou porque a gata daqui é chatinha, mas a gente ama. A minha mãe foi às 6h30 colocar comida para a gata e quando ela se abaixou para colocar a comida, ela olhou para frente e deu de cara com o que? Com o jacaré!”, contou Emanuel.

A casa da família fica no bairro Ponte, e moradores mais antigos contaram que é comum os jacarés aparecerem por lá no período chuvoso. Isso devido às casas do bairro ficarem próximas de árvores e de um brejo.

O garoto disse não ter acreditado que tinha mesmo um jacaré em sua casa, mas quando resolveu ir ao quintal, ficou surpreso com o bicho. “Ela me chamou, ei Vitor, Vitor, vem ver o jacaré (Vitor é apelido do Emanuel). Não é não senhora não é um jacaré, a senhora vem me acordar uma hora dessas. Quando eu chego lá fora, um jacaré monstro que só”, gargalhou o Emanuel.

A visita inusitada deixou a família assustada, e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Quanto mais a brigada militar demorava a chegar, mais o jacaré ficava estressado dentro do quintal da residência.

“O animal é de um porte incomum. Ele tinha mais ou menos um 1,20m tanto que ele deu um pouquinho de trabalho para a nossa equipe fazer a captura do animal, mas graças a Deus deu tudo certo no final da ocorrência”, disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros de Caxias.

O jacaré foi capturado pelos militares e levado para uma reserva ambiental. Para o resgate, os bombeiros utilizaram equipamentos especializados e técnicas de amarrações e captura para garantir a segurança da operação.

“A recomendação do Corpo de Bombeiros é para nunca estressar o animal. Não tente pegar o animal, não tente maltratar o animal, não tente matar o animal. Acione o Corpo de Bombeiros que logo uma equipe vai em deslocamento para a ocorrência e outra equipe ficará em contato dando as devidas orientações para a segurança das pessoas e do animal,” finalizou o porta-voz.

No Brasil, a lei de crimes ambientais proíbe e atribui penas para quem praticar abusos, maus-tratos, ferimentos ou mutilação em animais silvestres. Além disso, é considerado crime contra a fauna realizar experiências cruéis em animais vivos.

Assista ao vídeo com as imagens do jacaré:

Tags: Caxias, jacaré, Maranhão