Barreirinhas enfrenta estado de calamidade por conta das chuvas

O município de Barreirinhas, localizado a 260 km de São Luís, está enfrentando dificuldades devido às chuvas que atingem o estado do Maranhão. As informações são do secretário de Meio Ambiente do município, Rafael Freitas.

Pelos vídeos, é possível identificar que, em algumas regiões, a água acabou invadindo algumas residências de alguns bairros do município. Vila Esperança, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Campo do Arão, Santarém, Aeroporto, Vila Sertãozinho, Murici, Cidade Nova e Boa Fé são algumas das localidades mais afetadas pelas chuvas. As informações são da Secretaria de Assistência Social do município de Barreirinhas, que também aponta que mais de 300 famílias estão desabrigadas.

Além de Barreirinhas, outras 30 cidades do estado do Maranhão estão em situação de emergência, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública. Ao todo, 3.940 famílias foram afetadas pelas chuvas.

Veja lista

Formosa da Serra Negra
São Roberto
São João do Sóter
Tuntum
Monção
Pindaré-Mirim
Conceição do Lago Açu
Lago da Pedra
Lagoa Grande do Maranhão
Carutapera
Governador Nunes Freire
Boa Vista do Gurupi
Trizidela do Vale
Cantanhede
Palmeirândia
Bacabal
Jenipapo dos Vieiras
Cachoeira Grande
Buriticupu
Arari
Satubinha
Anapurus
Grajaú
Barreirinhas
Colinas
Matões do Norte
Pedro do Rosário
Peri Mirim
Tufilândia
São Bento e Barra do Corda.

Brandão nega alagamentos

Em uma postagem nas redes sociais, o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), disse que não existem cidades maranhenses alagadas. Além disso, Brandão enfatizou que muitas das imagens utilizadas são referentes ao ano de 2023 ou de outro período. No entanto, as imagens comprovam o contrário.