O Boletim Elas, estudo anual divulgado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), revelou que o estado já conta com mais de 140 mil empresas ativas comandadas exclusivamente por mulheres. A nova edição do boletim foi lançada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e traz dados importantes sobre o crescimento do empreendedorismo feminino no estado. O documento completo pode ser acessado no portal jucema.ma.gov.br.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
O levantamento mostra que a participação feminina nos quadros societários das empresas tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, 40,55% dos negócios em atividade no estado contam com a presença feminina na sociedade. Isso representa mais de 164 mil empresas, onde homens e mulheres compartilham a gestão.
De acordo com o boletim, 90% dos negócios comandados por mulheres são micro e pequenas empresas, o que demonstra a preferência das empreendedoras por empreendimentos de menor porte.
Os setores mais procurados pelas empreendedoras são os de Comércio e Serviços. Entre os segmentos mais ocupados por mulheres estão o de vestuário e acessórios, com mais de 16 mil negócios, os minimercados, com quase 9 mil empresas, e os salões de beleza, que somam mais de 7 mil estabelecimentos.
Por ser a cidade com a maior densidade empresarial do estado, São Luís concentra o maior número de empreendedoras. Em seguida, aparecem os municípios de Imperatriz e São José de Ribamar. As cidades de Timon e Balsas também se destacam pelo número expressivo de negócios liderados por mulheres.
Fonte: SECOM