A violência no transporte público acende um sinal de alerta para as autoridades na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, só no primeiro bimestre de 2025, foram registradas 132 ocorrências de assaltos a ônibus, sendo 72 em janeiro e 60 em fevereiro. Apenas nos primeiros dias de abril, três crimes já foram contabilizados pelas autoridades.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Na noite da última quarta-feira (1º), quatro criminosos assaltaram um coletivo na Avenida dos Portugueses, na área Itaqui-Bacanga. Durante a fuga, um dos assaltantes disparou tiros para o alto, e um dos projéteis acabou atingindo um passageiro. A vítima foi socorrida por outros usuários do transporte e levada para a UPA do Bacanga. O estado de saúde não foi divulgado.
Na quinta-feira (3), um novo ataque aconteceu em um ônibus da zona rural de São Luís. Dois bandidos armados com uma faca e um simulacro invadiram o veículo, agrediram o motorista e ameaçaram os passageiros. Em meio ao pânico, uma mulher pulou pela janela em movimento e sofreu ferimentos graves. Ela quebrou dentes, fraturou o nariz e machucou o joelho. A vítima foi atendida na UPA da Cidade Operária e depois transferida para o Hospital Socorrão II. Pelo menos oito passageiros foram roubados, mas a polícia conseguiu prender dois suspeitos horas depois do crime. Com eles, foi apreendido apenas o simulacro de arma.
Outro caso foi registrado na segunda-feira (7), na Avenida dos Franceses, no bairro Alemanha. Cinco criminosos armados entraram em um coletivo, agrediram o motorista com uma coronhada e roubaram pertences dos passageiros.
Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Militar do Maranhão, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano da Área Oeste (CPAM Oeste), prendeu um dos suspeitos envolvidos nesse assalto. O homem, de 26 anos, foi encontrado em uma área de palafitas no bairro Monte Castelo. Ele já havia sido preso seis vezes por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma e homicídio qualificado. O suspeito foi autuado em flagrante e apresentado no 8º Distrito Policial, no bairro Liberdade.
A SSP informou que a Polícia Militar está reforçando as ações ostensivas na cidade para tentar reduzir esse tipo de crime. Uma das principais medidas é a Operação Catraca, que atua diariamente nos principais corredores do transporte público urbano e semiurbano. A polícia continua as buscas para capturar os demais envolvidos nos assaltos.